Exame de integração cívil - Basisexamen inburgering (no Brasil)

Aqui estou explicando direitinho como foi o meu exame de integração cívil - o basisexamen, que foi feito ainda no Brasil dia 15 de Janeiro 2014 em Brasília.


Chegando lá:

Cheguei lá e fiquei aguardando o teste na portaria mesmo, a salinha do exame é do lado.
Fiquei lá conversando com o porteiro, que por sinal é super gente fina! :)

Geral sobre o teste:

Fiz o teste com Leonardo e ele é bem tranquilo e bom lembrar que ele não tem influência  nenhuma no teste.
No dia, ele estava ensinando a uma outra mulher como aplicar o teste, ou seja, nem ouviam o que eu falava!
A "salinha" é assim: do lado de cá do vidro, fica quem vai fazer o teste e só tem uma mesa pequena para colocar as bolsas e a cadeira que sentamos, do outro lado fica a pessoa que está aplicando o teste.
Ele começa explicando como o exame será aplicado e a depois ele irá se aprofundar, parte por parte do teste, ele pede que você coloque o headphone e ele liga para um número e transfere a ligação para a gente, primeiro ele faz um teste para ver se o microfone está ok e então o exame começa.


 PARTE 1 

Ele passa um dos livros com a seleção de 30 fotos, que tem no kit naar nederlands e terão  2 exemplos e logo depois você começa.
Essa parte é tudo o que você memorizou, não tem erro se você tiver gravado todas das respostas das imagens.
Eu errei 2 fotos, troquei a resposta e na mesma hora já sabia que tinha dito errado.

PARTE 2 

 Como já disse, ele começa explicando tudo direitinho de como vai ser essa parte do exame e preciso dizer. a segunda parte é bem stressante pq eh tudo  muito rápido! 

Não temos nenhum papel para seguir o teste e isso confunde muito, uma vez que quando estamos estudando estudamos pelos sites a gente não só escuta como dá para ler as perguntas, o que facilita bastante e sem contar que o áudio é PÉSSIMO! 

Importante se concentrar  muito e não ficar calada, fale árabe, mas repita o que ouviu... 

Essa parte se divide em 5:

 1- Pequenas falas que você tem que repetir o que ouviu.
 2- Perguntas rápidas e com respostas rápidas, exemplo: Piet is 18 jaar en Jan 20 jaar, wie is ouder? Jan , Hoeveel kwartier heeft een uur?  .... 
 3- Novamente frases para você repetir, normalmente as frases são um pouco mais complexas.
 4 - Os antônimos - Fale o que você lembrar, não esqueça, se não souber o antônimo certo, fale qq coisa!
 5 - Antes dessa parte começar, o Leonardo me deu um papel para que eu escrevesse o que eu ia ouvindo, pois fica mais fácil para explicar o que você entendeu. Aqui você irá ouvir um texto bem rápido e depois  tem que dizer o que entendeu dele, faz um resumo, não invete nada, use as palavras que você escreveu.

*** É a parte mais complicada! 70% é culpa do áudio que é MUITO RUIM!!!! Mas não desanime, pq todo mundo que eu falei antes de fazer já tinha me dito isso!!!! ****


PARTE 3- 


Ele te dá 5 minutinhos para vc respirar e ir ao banheiro, o que é necessário depois da parte 2.

Quando a gente volta ele explica como será e depois de explicada, ele entrega uma apostila e me dá 15 minutos para ler  e responder, responder lá mesmo na apostila.

1- 2 grupos de palavras que você tem que ler em voz alta.
2 -Ler, em voz alta, 3 textos pequenos e simples.

Os 15 minutos que ele dá no iníncio são para responder a parte 3 e 4 :
3- . São 23 frases incompletas e em cada frase você tem 3 opções de palavras para completar, eu circulava a opção que achava correta.
4- 3 textos pequenos com 4 a 6 perguntas simples sobre o texto, a resposta está no texto, não fique criando palavras e respostas difíceis

**** Os pontos 1 e 2 é só ler, o 3 você tem que ler a frase toda com a opção correta( a que você escolheu) e na parte 4 você só fala a sua resposta, não é para ler a pergunta!

E pronto! =)

Meu teste durou 2:40hrs e recebi a carta em casa uma semana depois com os resultados :

Parte 1 - 87 pontos
Parte 2- 38 pontos (péssimo, nivel A2) Nesse nível se passa com 26 e dá para tirar até 79, todo mundo que falei tirou entre 33 e 40 nessa fase.
Parte 3 - 32 pontos (mandei bem, pontuação máxima é 35, nível B1)

SITES  que usei:
http://www.toetsgesprokennederlands.nl/
https://sites.google.com/site/exercisesinburgering/Over_inburgering   --- MUITO PARECIDO COM TESTE
http://livemocha.com/ - Não existe mais, agora é https://www.rosettastone.com/

E o kit naar nederlands, que peguei a senha emprestada de uma amiga que já tinha feito, eu só tive acesso a parte on line, não tinha o material, então a parte das fotos usei esse site:
Fotos no Youtube parte 1  e  Fotos no Youtube parte 2

USE O KIT, compre, use a senha de uma amiga, mas USE o kit!!!!!!!!! É a melhor forma de aprender sozinha, não somente para prova, mas para aprender o holandês, eu fiz tooooooodas as lições e gravava eu lendo os textos e mandava para o meu namorado ele mandava dizendo se estava bom ou não e eu podia ouvir depois, isso ajuda!

Site oficial sobre o exame.

Leia revistas on line, musicas, tente falar holandês e lembre: você vai morar lá, então nada mais justo você aprender a língua direitinho! ;)

BOA SORTE!!!!

and..
:)

Popular