Coisa de holandês

Acho que passa da cabeça de todo mundo, como é o povo Holandês ou o Jamaicano ou o Japonês ...? Quais os costumes , de onde eles vem? Tipo um Globo Repórter! hahaha Que por acaso fez uma reportagem SUPER legal sobre a Holanda, bem gostoso de assistir! Eu moro aqui e achei ótimo. clique aqui para ver o vídeo.

Como nunca morei na Jamaica e muito menos no  Japão, não tenho muto a declarar, mas aqui vai alguma das MINHAS conclusões sobre os meus queridos holandeses, enjoy it!


-Todo holandês é curto e direto, não necessariamente grosso, mas é um povo sem rodeios, direto ao ponto. Como já diz um ditado bem famoso aqui na Holanda: "Deus criou o mundo e os holandeses criaram a Holanda. " hahahhaha Quem mora aqui entendeu, quem não, aqui está a explicação: A geografia da Holanda é bem simples e praticamente a holanda é toda plana (reta) (igual aos queridos moradores!) e antigamente grande parte do que hoje é o norte da Holanda, antes era água e eles meio que construíram todo o seu território , o que dá grande contraste quando comparada aos seus vizinhos! Puxando o link: Por isso também a grande fama nacional das bikes, aqui praticamente não tem esforço para andar com as magrelas, diferente de Salvador, que eu estaria suando uma hora dessas só de pensar em subir as ladeiras da cidade! 😅

Tranquilo, né? Essa é uma cena comum por aqui!
-Apesar de serem retos, o povo aqui é muito tranquilo e super solicito. É muito difícil fazer amizade profunda com eles, mas quando se faz, normalmente eles ficam para sempre ao seu lado! Do norte europeu, os holandeses são as pessoas mais abertas e easy going que eu conheci. Muitos holandeses são danadinhos também, não ache você que só brasileiro que trai, aqui tem muita traição também! Existe até site para trair o seu parceiro! (O Ó)

-A bike ... Aqui bike é vida e não importa o que esteja acontecendo no mundo, você irá usar elas. Na chuva ou no sol, na riqueza ou na pobreza, eles dizem sempre SIM para a queridinha da Holanda!


-A Holanda não é Amsterdam! (oooohhhhh) Sim, para muitos que conhecem Amsterdam, preciso dizer que nada conhecem desse pequeno país. O restante das grandes(e pequenas) cidades aqui tem uma vida completamente diferente da busy e turística Amsterdam! Existem muitas cidades lindas por todo o país, esbanjando beleza! AMo: Nijmegen💛, Den Haag, Rotterdam, Breda, Maastricht, Utrecht e por ai vai, nem vou falar das cidades pequenas e encantadoras, pq tem muitas.

-O povo aqui, na sua grande maioria, é bem mão de vaca. Tem até um ditado que eles usam bastante: "Kijken , kijken , niet kopen! "(Olhar, olhar mas não comprar) Promoção de compre 2 e leve dois aqui é vida! hahaha

-Aqui as pessoas não tem tanta preocupação com higiene. O cara da padaria vai pegar o pão com a mesma mão que ele vai pegar o seu dinheiro, isso nos restaurantes fast-food também... Aqui tomar banho 2x por dia se resume em uma coisa : desperdício de água! Sim meus amigos, mesmo no verão.

-Todo holandês saberá se comunicar com você em inglês! Não importa a idade e não importa onde! NÃO ESTOU DIZENDO Q ELE VAI SENTAR E FALAR A VIDA TODA EM INGLÊS e muito menos que ele falará perfeito, mas aqui todo mundo tem uma noção da língua inglesa, mesmo que seja o básico!

-Holandês aprecia MUITO se você se der ao trabalho de aprender a língua deles.
E de fato arranjar EMPREGO na Holanda (FORA DAS 4 MAIORES CIDADES) sem falar holandês é MUITO complicado! Existe, claro, mas é muito difícil mesmo! Estudar era o que eu deveria estar fazendo ao invés de estar fazendo esse texto, mas beleza! hahahah Para morar aqui, tenho 3 anos para provar que aprendi a me comunicar em holandês. (Para você que quer saber se eu já estou lá, sim eu já passei desse nível, agora estou estudando para sair do intermediário.) 

-Pessoas do sul da Holanda são COMPLETAMENTE diferentes das do norte, chega a impressionar as diferenças, uma vez q você pode cortar o país de carro na vertical em 4 horas! Além dos dialetos, as pessoas no sul são muito mais tranquilas, easy going ...

-Tá com dor? Ta com Febre? Quebrou o pé? Ta resfriado? Ta tendo um infarte? Aqui só existe um remédio: Paracetamol! hahaha bem vindo ao país do Paracetamol e AAAHH... não vai correndo para o hospital, como fazemos no Brasil, você só chegará ao hospital depois que for ao seu médico de família ( A não ser q seja um caso de extremississiissiima urgência.)e ele primeiramente te passar um paracetamol e ai você volta e diz, EU ESTOU DOENTE, NÃO PASSOU!! daí seu huisarts te manda para o hospital/clinica. ... Farei um post sobre isso em breve.

-Se não morar nas cidades como Rotterdam ou Amsterdam, você dificilmente irá morar em um prédio de 308771 andares, no máximo ele terá 10 (e será o maior da cidade.)  Um dia também farei um post sobre as casas aqui... 

-Aqui família não é unida como no Brasil, eu até acho um pouco desunida e independente de mais, mas eu não vou entrar nesse detalhe aqui no post.
É muito difícil ver uma família [unida com tios, primos, cachorros e bisnetos por aqui, de uma forma geral, Família é pai e mãe e irmão! Mas uma vez por ano rola um "dia da família" e vão todos(os tios e cia) fazer alguma coisa juntos.

- A vida na Holanda começa aos 50! hahahah Os coroas SABEM muito viver aqui, eles são tão ocupados vivendo a vida q não tem tempo para dizer que está com dor. Vivem de bike para todos os lados, vão para mesma balada que eu, bebem vinho e são felizes! Por outro lado... Aos 40 quase todas as holandesas estão com seus cabelos joãzinho e pintado de preto ou vermelho.. Vai entender? Talvez pq elas resolvem ligar o botão do F.. Quem sabe?

- Aqui não tem essa de : " Eu sou rica pq só uso roupa de marca! " Aqui, todo mundo tem acesso a tudo, claro que muitos jovens gostam de vestir as suas roupas G-star (A marca da modinha jovem) , mas essa pessoa tmb usa uma blusa q comprou ali de 10 euros ou a bota de 150.. Maquilagem aqui não é o absurdo que é no Br e muito menos perfume. Aqui todo mundo tem acesso a tudo.

- Na Holanda os animais de estimação são chipados: Eles tem registro com o nome do dono, raça e data de nascimento. Aqui não existe cachorro de rua e quando eu paro para me lembrar deles no Br , sinto uma dor no coração! Existem lugares próprios para cachorros andarem sem a guia, se andar sem a guia em um parque que não tenha a plaquinha do cachorro sem guia, leva uma bela de uma multa.(se alguém ver, claro!)

-Transporte aqui é perfeitamente pontual, ou quase sempre... O seu trem só não vai sair as 9:46 se algo estiver errado ou algum acidente ou construção na via. Isso se aplica para ônibus também. O meu passava todo dia as 8:53 e já perdi ele algumas vezes por estar um minutinho atrasada.

-As taxas retiradas dos salários são ALTÍSSIMAS! Porém aqui escola primária é paga pelo governo, as estradas são perfeitas e o sistema de saúde (um seguro de saúde custa em média 100 euros por mês) e a segurança aqui, existem! Eu sendo mulher, nunca tive medo de voltar de ônibus as 4 am e muito menos de voltar de bike.

-O salário mínimo aqui é + de 1.200 eurinhos baseados em uma jornada de 40 horas semanais para pessoas acma de 23 anos.



Tá, o post ficou muito grande e tem muuuuuuuuuuito mais para falar, mas  por hoje é só. 


tot ziens!!!

Popular