Prova da imigração na Holanda - Inburgeren - A2

O tempo passa e passa muito rápido!

E assim se foram quase 3 anos que estou morando aqui na Holanda...

Antes de tudo :

  1. Os exames são praticamente iguais aos do site : Inburgeren oficial , claro que os contextos são diferentes, mas até os personagens são os mesmos.
  2. Como todos que querem vir morar aqui nos Países Baixos, sabem que para aplicar para a nacionalidade tem que passar pelas provas da imigração e para nós brasileiros são 2 fases, uma ainda no Brasil, clique aqui para ver meu post sobre a prova ainda no Brasil e uma aqui na Holanda, essa tem que ser feita antes de complatarmos 3 anos de residência.
  3. Existem diferentes provas de nivelamento da língua holandesa, eu fiz o Inburgeren A2, a que é necessária para solicitar a nacionalidade, mas se você pretende estudar aqui, existem provas mais completas, que é o staatsexamen .


Como todo o mundo já sabe, brasiliero adora deixar as coisas para resolver na última hora e eu não sou uma exceção !

Minha data limite era 2 de Junho 2017, daí em Janeiro eu programei as provas para serem feitas em março/abril, eu precisava de tempo para revisar tudo.


Dia  14 de Março fiz as primeiras 2 provas, que no meu ponto de vista, são as mais difíceis.

  • Geral sobre a prova:

O local para a prova em Eindhoven é bem na frente da Primark, supre fácil de encontrar:

Cheguei lá 20 min antes da prova (eles pedem para chegar 30min antes), fui no balcão, fiz o "check-in" e recebi uma chave para colocar tudo no armário, assim como relógio e celular. (MUITO IMPORTANTE! sua prova pode ser anulada se eles acharem esses iténs com você). 

Sentei e fiquei aguardando...10 min antes eles começam a chamar para entrar na sala, lá dentro tem outro checkup e onde você tem que assinar e eles dizem qual número da cadeira onde você fará a prova, depois de sentar na sua cadeira, deixe que o assistente venha até você e ligue a tela ou te diga para iniciar o teste...
Antes de todas as provas eles  vão te explicar tudo, como fazer, como agir em caso de dúvida e etc.

* PS.: É bem chato que você não está sozinho, eu odeio que outras pessoas me escutem falar, mas não temos essa escolha... A sala é grande, tem uns 20 lugares e a sala estava com umas 12 pessoas fazendo o teste...

  • Prova de escrita(schrijven) e oral (spreken):

Por não serem questões de multipla escolha, eu acredito que elas sejam as provas mais complicadas.
Porém eu pratiquei bastante com os exercícios encontrados na net, assim como com o namorado e as amigas, todos ajudaram bastante para que eu me sentisse pronta para a prova!

Massss como comigo nada acontece da forma correta.... Eu coloquei na minha cabeça que dia 14 eram as outras três provas, mais fácies e nas ultimas 2 semanas, foquei bastante nelas !!!! Por acaso na quinta antes das provas eu resolvi verificar meus arquivos e dizia: 14 de Março schrijven en spreken , eu quase MORRI!!!! Fiquei muito P da vida, mas resolvi que naquele dia eu deveria ir dormir e no dia seguinte fingir que nada aconteceu e focar na escrita e na fala! Ok, tudo certooo...

  • Prova de escrita(schrijven) e oral (spreken), parte final! (UFA!)

Spreken:
Consegui revisar todas as minhas falas e umas 4 eu refiz 2 vezes, no meu ponto de vista o tempo é super tranquilo. Só é focar na prova e esquecer do mundo.. No meu caso foi bem complicado, pois um dos fiscais da prova sentou exatamente atrás de mim... Mas no fim, deu tudo certo!

Eu recebi uma dica importante para o spreken, começei com a segunda parte, de multipla escolha, pois na primeira está todo mundo falando ao mesmo tempo e se você começa na segunda parte, quando for para a primeira muita gente já está quase no fim da primeira...

NOTA FINAL: 8

Schrijven :
O de escrita também é bem tranquilo. Tive que fazer uma carta, preencher e responder um formulario e terminar umas 5 frases. Também tive tempo de sobra para revisar.
OBS: eles te dão um livrinho, não é no PC!

NOTA FINAL: 8

Resultado: 3 semanas para o spreken e 3,5 para o schrijven.

  • Prova de luisteren, lezen e Kennis Nederlandse Maatschappij :

Para mim esse grupo de provas é muito mais simples e menos pressão..
A Lezen e a Luisteren, eu achei bem fácil e também fiz bem rápido, então tive tempo de terminar as perguntas e revisar todas elas.

KNM é bem para turcos/marroquinos e pessoas com culturas diferentes, mas para nós, brasileiros é "common sense".... Nossa cultura é diferente, mas nem tanto.. Então não tem muito mistério..
A única coisa para considerar é que o KNM é o teste mais longo, tem umas 45 perguntas e acho que 45 min para responder, não me recordo direito.
A prova é dividida por grupos de perguntas e antes delas, tem um vídeo de introdução do assunto a ser explorado e nos exercicios online não tem esse vídeo, isso atrapalha um pouco, mas nada de mais!  No exame, eles passam um pequeno vídeo relacionado ao assunto que está por vir, cada assunto tem em média umas 10 perguntas.. Eu sinceramente pulei alguns desses vídeos de introdução, uma vez que cada pergunta normalmente tem o vídeo própio ou é uma pergunta bem direta.
Estudei por esse livro: Welkom in Nederland - O meu eu peguei emprestado da Kathe! (OBIRGADA!!)

NOTA LUISTERERN: 10
NOTA LEZEN: 8
NOTA KNM: 9

Resultado se passou ou não: 1 semana para os 3, as notas só pega com o diploma.

  • DIPLOMA: 

Recebi uma carta logo depois de uma semana que recebi o resultado final de todas as provas, dizendo que passei em tudo e que tenho que retirar o diploma no mesmo local dos exames.

Data de reirada: 16/05 , ou seja... meu processo de provas e resultados demorou uns 4 meses: +/-1,5 de estudo e da primeira prova até o diploma foram 2 meses.

IMPORTANTE!

Pratique bastante! Por mas que a prova seja fácil, se você não fala bem ou se não segue a lógica gramátical, pode ser um grande problema.. Próximo a data da prova, fale o máximo que possível em holdandês, nem que seja na rua ou com o namorado/marido, isso é MUITO importante.
Eu entrei na Holanda antes de 2015 , então não preciso fazer o ONA.

Esse site adappel é um ótimo site para estudar para prova existem também muitos grupos no face que tem muitas dicas.

No mais  eu acho importante fazer um curso de Holandês geral ou voltado para o exame.

BOA SORTE!





Popular