5 dicas para procurar emprego na Holanda

Eu trabalhei por 2 anos como recrutadora aqui na Holanda e todos os dias recebia MUITOS candidatos com um CV pobre, com algumas mentiras aqui e outras ali e muitas vezes sem uma carta de introdução e isso pode prejudicar bastante o candidato.



Por isso resolvi ajudar a como procurar por emprego na Holanda e é sempre bom lembrar que o mercado de trabalho aqui é BEM competitivo e pode demorar bastante até você achar um emprego, mas não desanime! Seja persistente e saiba selecionar a sua procura, esteja pronto para receber um belo “não” e manter a cabeça erguida.
 Lembre-se que você está competindo a vaga com locais e com Europeus, mas acredite, existe lugar para todo mundo.

Essa são 5 dicas básicas e espero poder ajudar:


looking for a job


1- Fazer um bom currículo

Parece besteira, mas não é.
Muita gente tem Cv pobre ou com pouca informação e isso pode acabar trazendo desenteresse dos recrutadores.
Importante que na Holanda é comum adicionar a parte de Hobby, enquanto que no Brasil não é.
Foto é opcional, mas eu acredito que uma boa foto profissional, ajuda sim o CV ficar mais completo.
Um bom CV fala sobre sua experiência, de forma simples e objetiva. Não escreva um livro e sim um resumo da sua carreira.
1.1 - Faça um breve resumo sobre as suas qualificações e sobre o que procura.
1.2 – Crie uma boa linha de raciocínio e descreva de forma rápida e clara a função que exerceu(ou exerce), o que você desenvolveu na empresa e os seus highlights.
1.3 Se já trabalhou no exterior, faça em duas partes; Experiência na Holanda e experiência no Brasil.
1.4 Um resumo da sua história academica e diplomas. Coloque nome da instituição e data de início e de conclusão do curso.
1.5 Línguas faladas – NÃO AUMENTE O SEU NÍVEL DE CONHECIMENTO EM UMA LÍNGUA, isso pode ser muito negativo se o recrutador entrar em contacto e verificar que você estava mentindo. Eu passava por isso quase que diariamente!
1.6 Hobby – Aqui na Holanda é comum colocar essa parte, diga verdades e tente pensar em algo especial que você faz e que posso ajudar na sua carreira(ou não). Eles podem perguntar na entrevista e fica legal se você tiver algo para falar. Ex.: Ir ao cinema, ler sobre outras culturas, viajar, trabalhar no blog, fui atriz quando mais nova .. .( Esses são os meus J)
Tenha um BOM CV em inglês e peça ajudar para alguém que confia(ou você mesmo, se falar a língua) para traduzir o seu CV para Holandês também!
Hoje em dia eu super acredito em um currículo mais interativo, eu criei o meu no : uptowork, mas tem vários pela internet.


2- Fazer uma conta em sites de busca de emprego


find a job
Crie um perfil profissional no LinkedIn, aqui na Holanda funciona MUITO procurar por emprego nesse site, existem muitas ofertas para todos os tipos de funções.
Tenha uma foto profissíonal no seu perfil! Não use fotos com óculos ou que tenham mais pessoas, lembre-se, esse é o seu perfil, como você quer que as pessoas te vejam?
Não somente no famoso LinkedIn ! Existem muitos outros sites de busca por emprego, como Indeed , Undutchables , werk.nl , nationale vacature bank ... Existem muitos sites, use o nosso querido Google para mais ajuda. Pode colocar: werk zoeken ou baan zoeken e ao lado o local ou a profissão na qual deseja atuar.


3- E-mails


Olhe e atualize os seus e-mails constantemente. Seja rápido e use uma boa gramática nas respostas, isso trará um bom sentimento de recíproca e agilidade  para os recrutadores. Mantenha-se profissinal, mas em caso que alguém te responda de uma forma informal, siga a mesma linha.
Exemplo de como terminar e iníciar um e-mail em inglês, use esse site to get some ideas .

4- Cuidado com outras redes sociais

Todos acham que é coisa simples, mas tome cuidado!
Eu mesma volta e meia procurava saber quem eram as pessoas que estavam aplicando para trabalhar na nossa empresa e sim, é verdade que eu preferia por encontrar por contas bloqueadas à encontrar contas de pessoas que sempre usam palavrão, estejam bebendo ou de pessoas que estão sempre online e etc.
TUDO DEPENDE DO TIPO DE TRABALHO QUE ESTÁ BUSCANDO! Por exemplo, no meu caso que tenho um blog e quero que as pessoas cheguem mais perto e saibam quem eu sou, por isso eu deixo meu instagram aberto, mas meu Facebook é quase todo fechado para as pessoas que não conheço.
Eu sempre prefiro estar segura e dar a dica de deixar as redes sociais com acesso privado, mas isso depende de você e de como quer ser visto.

5- Carta de apresentação

Último, mas não menos importante, crie uma boa carta de apresentação!
Aqui na Holanda a tão temida carta de apresentação tem um valor MUITO importante nesse processo de solicitação de emprego.
Primeiramente, Coloque sempre seu nome completo, endereço, telefone e LinkedIn e por mais que você tenha uma carta base e irá mudar de acordo com o trabalho solicitado, tente mostrar que ela foi feita especialmente para aquela vaga de emprego.
Existem muitos templates pela internet (Letter of intruduction), então sinta-se a vontade, mas aqui eu vou dar umas dicas pessoais:
5.1 - Faça uma rápida introdução relacionada a vaga desejada, crie já nas primeiras linhas um link entre você e a vaga.
5.2 – Descreva os seus skills e faça uma ligação com os trabalhos que você já desenvolveu. Por exemplo, você se considera uma ótima gerente por conta dos seus 5 anos como gerente da empresa X, nessa empresa eu aprendi que “ .... ” e considero que essas qualidades sejam ideais para trabalhar como (a vaga que você está solicitado) mas também desenvolvi bastante o meu lado de teamplayer quando trabalhei desenvolvendo um projeto juntamente com outros sete profissionais e por aí vai …
5.3 – fale o que te atrai para trabalhar na empresa na qual você esta aplicando e por que.
5.4 – Faz um pequeno resumo da sua qualidade pessoal e que te faz ser ideal para essa empresa.
5.5 – Termine a carta de forma profissional e concisa.
Faça uma boa configuração e salve em PDF.


**Bônus:**


Por que não só online se procura por trabalho!
Não procure por emprego somente em sites. Procure via amigos e ligue ou visite os uitzendgroep /uitzendbureau. Só é colocar no Google que vai ter mil opções.
Quando cheguei na Holanda eu não achava emprego, dai fui em no TempoTeam e falei qe aceitava trabalhar com qualquer coisa, apesar de relutante por conta do meu CV, ela me disse que eles tinham a opção de trabalhar em fábricas,logistica e serviços gerais.
Acabei trabalhando em uma fábrica de stroopwafel enquanto estava procurando por emprego, faria de novo se necessário.



Mantenha calma e Boa sorte!!! Fingers crossedWinking smile


Popular