Drogas na Holanda em 4 pontos de vista

Pense em um assunto MUITO sério e polêmico ?




Ainda me lembro quando dizia para as pessoas: “ Estou indo morar na Holanda” eu via o choque na hora e cansei de ouvir: “ Mas… Vai fazer o que ? Fumar maconha o dia inteiro? “
Hoje eu ainda dou risada, mas na real é que na época eu não tinha menor idea de como as coisas realmente acontecem por aqui. Por isso fiz esse post, para você que tem interesse em saber mais sobre esse cartão postal da Holanda.



Antes de tudo, para você que é mais concervador, a Holanda pode ser liberalzona, mas ,  saiba que é um país apaixonante, vivo, cheio de cultura, é para toda a família e tem lindas paisagens. Venha, sem preconceito. Smile



Primeiro - O MITO


Tem uma coisa que eu PRECISO te dizer, maconha NÃO é legalizada na Holanda. PAN!
Sim meus caros leitores, ela é tolerada e é bom saber que de fato, aquele liberalismo extremo relacionado a maconha, você só vai encontrar em Amsterdam, Rotterdam, Utrecht e em algumas outras cidades grandes. Acender um cigarro de maconha no interior não é tão liberal assim! E nem tem coffeeshop para todo lado, se tiver será 1 ou 2 e fora do centro...

A Holanda divide a droga, oficialmente, em 2 tipos:
Drogas leves: Baixo risco de dependência e inclui a maconha, haxixe, trufas (o cogumelo foi considerado pesado em 2008) , sedativos e pilulas para dormir.
Drogas pesadas: Heroína, cocaína, amfetamina, LSD, estasy e cia.

E os famosos coffieshops, lugares que você compra e usa a marijuana, vendem isso: Cocaina, heroina (oppsss) BRINCADEIRA, lá você encontra um váriado cardápido de maconha, algumas opções de haxixe e os bolinhos (space cake) de uma das duas drogas.
super-skunk-coffeeshop-amsterdam-2015-march
Menu de um coffeshop
*PS:Foto que peguei  no Google.


Segundo - Acessibilidade 


Eu posso comprar? Onde eu acho? Posso fumar na rua?
Qualquer pessoa, turista ou residente, maior de 18 anos pode comprar até 5 gramas das drogas leves e ter até 5 plantas em casa.
Para saber onde achar os coffeshops, dá uma olhada  nesse site, aqui você pode pesquisar melhor e pegar as localizações. (Se te interessar)

Ah e claro, existem sim regras para a lojinha de drogas leves: Estar a 250 metros de escolas, apresentar identidade ao entrar, política da boa vizinhança e manter o ambiente em volta tranquilo e limpo. Se todos seguem essas regras? Eu não tenho nem ideia!
O mais engraçado é que como cada pessoa só pode ter 5 plantas e a venda da maconha é ilegal, fica aquela pergunta; De onde vem toda essa droga? Uma pergunta que não quer calar, mas ninguém se lembra de perguntar!  Aqui é chamado de “ Backdoor policy”.
Uma vez levei uns amigos que queriam usar a verdinha e dai chegou um cara, com uma mochila bem grande e começou a tirar muitaaaa maconha de dentro e distribuir para o atendente, eu achei bem louco, em plena luz do dia, como se nada estivesse acontecendo, sendo que o que ele estava fazendo era REALMENTE perigoso e ilegal, mas enfim, né?

Fumar na rua não pode, mas NAS CIDADES GRANDES ,todo mundo faz , é tipo : você faz e fica na sua que ninguém te bole.

OBS: A maioria das pessoas que você verá dentro de um Coffeshop serão turistas sedentos por entretenimento. Quase nunca você vai encontrar um holandês lá dentro.

weed

- E NÃO, você não pode levar as drogas aos aeroportos da Holanda. Eles são ALTAMENTE contra, tolerância 0!!!!!!!


Terceiro - Outras drogas


Lembrando: As drogas pesadas são proibidas nos Países Baixos. É ilegal produzir, possuir, vender, importar e exportar drogas.

MAS, por incrível que pareça, A Holandinha é um dos maiores produtores e exportadores de herína, cocaina, sendo o sul da Holanda(Noord-Brabant) o maior produtor da Europa de amfetamina, MDMA e canabes. Só que por outro lado, tem a menor taxa de mortes relacionadas a droga na Europa. Isso que eu chamo de consumo conciente.Nerd smile

Realidade é que o acesso as drogas é facílimo por aqui! Tanto que teve uma época que encontrava-se placas em Amsterdam  pedindo para os turistas tomarem cuidado com cocaína , pois estavam vendendo heroína no lugar e 4 turistas morreram por conta disso... Também me lembro de um festival famoso, que um dos palcos princípais era uma montanha de neve (cocaína) com balinhas coloridas e o ingresso virava um porta drogas. Liberalismo ao extremo?

palco de drogas

Fato é que se acha drogas boas com valores muito acessíveis  e isso facilita os queridos jovens a terem mais acesso. Uma idea de valores? Vamos lá para uma média:
1g de maconha  +/- 6 até 20 euros – tolerada
1g de haxixe é a mesma coisa –tolerada
15g de magic truffels 15-20 euros – tolerada
1g de cocaína entre 30/50 euros – Completamente proibida
1 balinha vária de 5 a 15 euros – Completamente proibida
1g de MDMA 10-20 euros – Completamente proibida

Onde acha as pesadas? Traficante. Como achar eles? No idea. Como eu sei os preços? Amigos e internet. Não faço idea desses valores no Brasil, mas já ouvi que é bem mais caro!


Quarto - Curiosidades:



- A droga é vista de uma forma diferentona por aqui, eles tentam quebrar esse tabu no intuito de diminuir o interesse no uso, tem até um programa na TV aberta, Spuiten en Slikken que eles usam as drogas e gravavam parar mostrar os efeitos. Por exemplo nesse programa, ela está usando uma droga nova e está com legenda em Inglês. Atenção que tem paramédicos e um profissional do assunto presente! Chupa essa manga, Braseeel! *Lembro do choque da sociedade com Glória Maria fumando maconha na Jamaica, imagina isso?...

- Em 2015, foi feita uma enquete e 65% dos holandeses se disseram a favor da legalização total da maconha.
- Eles falam abertamete sobre drogas, as pessoas que usam, não tem tanto medo de falar sobre isso. A exemplo, os meninos no meu antigo trabalho falavam sobre isso de uma forma super comun ; “NOSSA, final de semana passado usei tal coisa” ou “usei com a minha filha no festival, a gente usa junto umas 5 vezes por ano!” E eu: “Oh zeker! Surprised smile
- Nos festivais, a galera usa MESMO, até a água potável é livre , para a que quem usa, encher as suas garrafinhas e se manter hidratados!
- Existem clínicas de tratamento para viciados em Drogas pesadas( Ex.: Heroína), onde as pessoas usam, passam por um trial, recebem doses controladas  e tratamento psicologico, dessa forma o governo acaba tendo menos dispesas (marginalzação e gastos hospitalares). Esses tratamentos fazem não só parte do seguro de saúde Holandês, mas também na Suiça, Alemanha, Portugal e Dinamarca.
- Portugal (Tem uma tolerância de até 10 doses de qualquer droga por pessoa- saiba mais) e Rep. Checa tem políticas de uso de drogas muito mais flexíveis que a Holanda, porém não existe a comercialização.


É isso pessoal, dessa vez eu não vou dar nenhuma opnião se eu acho certo ou errado, só estou mostrando um pouco mais sobre esse tão falado liberalismo holandês!
E para matar a sua curiosidade, eu moro na Holanda e não uso ou sou viciada em nenhuma droga, uso somente alcool. Obrigada, de nada! Smile



https://www.washingtonpost.com/news/wonk/wp/2015/11/02/four-decades-later-the-dutch-have-no-regrets-about-legal-marijuana/?tid=pm_business_pop_b&utm_term=.6cd4515dcd9a
http://www.coffeeshopdirect.com/Map.html
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/08/portugal-descriminalizou-uso-de-drogas-em-2001-entenda-politica.html
 http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017/02/1858214-ambiguidade-fez-politica-de-drogas-da-holanda-resistir-a-pressoes.shtml
https://en.wikipedia.org/wiki/Coffeeshop_(Netherlands)
https://en.wikipedia.org/wiki/Drug_policy_of_the_Netherlands
https://en.wikipedia.org/wiki/Heroin-assisted_treatment

Popular