Sinterklaas- Conheça o dia que é mais importante do que o natal na Holanda
hohohoho O “natal holandês” já está quase chegando!
Calma, a Brasileira na Holanda explica:
O que é e quem é ?
Aqui, o nosso natal, comemorado no dia 25 de Dezembro é secundário.
Na terra dos moinhos o que importa mesmo é o Sinterklaas (Sint Nicolaas – Santo Nicolau) e é super divertido! Ele é barbudo, parece um bispo, é magrinho e segura um carjado e um livro.
A história é antiga, mas resumindo: Ao fim de Novembro o velhinho barbudo mais querido da Holanda chega de barco a vapor(cheinho de presentes), vindo diretamente da Espanha, junto com seus ajudantes, os Zwarte Piet( Pedro negro)** e cada ano uma cidade da Holanda é escolhida para acolher a chegada do Sinterklaas, dai ele é recebido pelo prefeito da cidade e sobe em um cavalinho branco e sai galopando Holanda a dentro para entregar os presentes para as crianças e os ajudantes, claro que vão juntos e jogam as “kruindnootjes” – biscoitinhos para as crianças.

**Zwarte Piet: Pense em um tema difícil na Holanda? Reza uma das diferentes lendas que eles são pretos por conta de descer e sobir as chamines e por terem que colocar o carvão no barco a vapor outra lenda é que eles eram escravos… Independente da origem, existem discurssões fervorosas sobre eles, pois são brancos fantasiados de negros com direito a cabelo encaracolado, boca bem marcada e pele completamente pintada.
Mas desde 2017, vários locais começaram a aderir o Piet somente com a pele suja e cabelo e boca natural. Na TV eu só vi esse Piet repaginado, nada do outro! Em 2020 o Facebook e o Instagram proibiram fotos do Piet antigo. (EU OUVI UM AMÉM?) Eu sou uma das pessoas que está bem feliz com o novo Piet, olhem a diferença na foto abaixo:
O que acontece ?
Aqui a celebração do Sinterklaas é levada a sério e o barbudo é paixão nacional!
Apesar de chegar no meio de Novembro, a grande festa e celebração se dá somente no dia 5 de Dezembro, que é o dia do São Nicolau – Sint Nicolaas.
Enquanto isso, eles vão visitando escolas, trabalhos, cidades, programas de TV, hospitais e cia.
Ele é tão importante que tem até um jornal para criança: Sinterklaas journaal para saber por onde ele está.
Tradição:
Todas as crianças se preparam fortemente para a chegada do Sint Nicolaas, até pq elas bem sabem que iram receber presentes e muitos chocolates.
Elas deixam um sapato perto das lareiras, porta ou aquecedores com uma cenoura para oferecer ao cavalo do Sinterklaas (que tem até um nome: Amerigo) e antes de ir dormir na véspera do dia 5, elas tem que cantar uma música dele. No outro dia, eles encontram letras de chocolate, presentes e pepernoten. Muito fofo, né gente?
O tradicional mesmo é a letra S ou P , de Sinterklaas ou Piet, mas ao passar dos anos passaram a usar a letra inicial do nome da criança/adulto.
A musica tradicional:
“ Sinterklaas kapoentje,
Gooi wat in mijn schoentje,
Gooi wat in mijn laarsje,
Dank je Sinterklaasje!”
Veja aqui a música com letra <3
Diz a lenda também que no grande livro que ele carrega, está o nome de todas as criança e nele consta se elas se comportaram ou não durante o ano, aqueles que não se comportaram, serão pegos pelo Piet, colocadas no saco que eles carregam e serão levadas embora… E O TEMOR É REAL!
No fim nada disso acontece pq ninguém é tão Piet ao ponto de não trocar a cenoura pelo chocolate ! hahaha
O dia D: 5 de dezembro – Pakjesavond
Eitaaa farra boa! Esse é o dia que a família toda se reune e celebram o velhinho.
Normalmente é regado de atividades e existem 2 formas de celebrar:
1- Eles escrevem poemas super engraçados sobre você e esses poemas estão juntos aos presentes escondidos pela casa que a pessoa tem que achar. Bom lembrar que os presentes são vindos do Sinterklaas, então ninguém sabe quem deu o que para quem .
2- Alguém bate na porta, deixa os presentes, joga as balinhas e sai correndo e a criançada vai a loucuraaa e é um fuzuê só!
Independente da forma de celebrar, sempre durante o dia tem muitos jogos, cantigas, brincadeiras e bastante risada e depois tem a janta, normalmente um prato típico. *Ou não também...
De forma geral é um dia/noite bem mágica.
Eu adoro participar das comemorações e já estive presente nas duas formas e acho que a dos poemas e de achar o presente pela casa é de mais! Ps: Os presentes muitas vezes são coisas engraçadas ou que você realmente se identifica e nada muito caro.
Dank je, Sinterklaas!!!!!!!!
Olá!!! Curti bastante também a mudança no Zwarte Piet! Lembro de quando fui au pair na Holanda, como essa época era mágica e especial para as crianças. Acho que essa mudança é bem positiva dentro da sociedade em que vivemos, tão diversificada!
ResponderExcluirUm grande beijo e um ótimo 2021 (atrasado!).